O poder das tulipas

A tulipa é uma planta que teve origem na Ásia Central,  e é da família das liláceas. Já foram catalogados mais de 100 espécies desta planta, além de inúmeros outros tipos híbridos.

Suas folhas são lanceoladas, ovais ou oblongas, as seis pétalas da flor podem apresentar diferentes cores conforme  espécie, e suas alturas podem variar de 30 a 60 centímetros.

Por se adaptar em climas mais amenos, sem muito sol, mas com boa luminosidade, muitas pessoas acabam deixando a plantinha morrer. Por isso, no artigo de hoje viemos falar um pouco mais sobre o cultivo das tulipas. Veja à seguir.

É possível cultivar tulipas com o clima tropical do Brasil?

Apesar da tulipa ter como preferência climas mais amenos, é sim possível cultiva-las no clima tropical brasileiro, porém seu tempo de dormência se altera, da mesma maneira que a duração das flores e a floração. No entanto, adotando alguns macetes e cuidados você poderá ter uma bela flor em sua casa.

Mas antes de falarmos a respeito desses cuidados, vale lembrar que a tulipa já foi uma planta muito valorizada antigamente, pelos turcos, ela era considerada uma joia, por isso, apenas no jardim da família real é que ela poderia ser cultivada.

Era associada ao prestígio e poder, mas com o passar os anos foi sendo cultivada e comercializada rapidamente, fazendo com que esse controle todo fosse perdido.

O passo principal para cultivar belas orquídeas, está na escolha do bulbo, que nada mais é, que a espécie de caule subterrâneo. Quanto mais saudável for o bulbo escolhido, mais bonitas serão as tulipas produzidas. Ao realizar a escolha, opte por bulbos grandes que não entejam podres ou com rachaduras.

Quando você for adquirir tulipas para cultivo, escolha por aquelas que possuem as flores fechadas, na fase de botão. Pois isso fará com que a planta tenha um maior tempo de vida útil embelezando seu ambiente.

Para cultivar tulipas são necessários ter os mesmos cuidados de se cultivar orquídeas. A drenagem se trata de um fator importante, não se esqueça que o excesso na rega pode atrair fungos e bactérias, por isso é importante não encharcar a terra.

É possível cultiva-las em ambientes internos, porém próximo á uma janela que tenha incidência solar e seja bem arejada. Após a primeira floração, é comum que as tulipas murchem, mas não pense em joga-las fora.

Afinal, no próximo período de outono-inverno, que é a época ideal para plantio, você poderá fazer com que ela renasça. Para isso é preciso que você retire o bulbo da terra e faça uma limpeza em água corrente, deixando-o secar com a luz solar.

Em seguida você pode envolvê-lo num saco de papel, e por mais estranho que pareça, guarde na geladeira, para replantar quando desejar.

Viu só como não há segredos para ter uma linda tulipa em casa, mesmo morando no Brasil? A tulipa também é uma ótima flor para presentear alguém, mas não se esqueça de enviar esse artigo para quem receber a sua tulipa também saiba como cultiva-la.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *